Siga-nos no Twitter

A little grammar: Present perfect x simple past

Hi, everybody!

Há algum tempo falamos entre a diferença do present perfect continuous x present continuous , clique para conferir, caso você não tenha lido, ok?

Hoje, é sobre a diferença entre o simple past  e o present perfect. Note, que em Português, nós não temos esse tempo verbal, por isso não há diferença na hora de traduzir. Para nós, falantes da língua portuguesa tudo se traduz no passado. Na verdade, o present perfect fica um pouco mais difícil de compreender porque o que importa não é o que se traduz, mas sim a sua intenção de fala.

Eu sempre gosto de explicar através de exemplos, então dá uma olhada aí:

1. I travelled to Canada last year. ( Viajei para o Canadá no ano passado ) – simple past

2. I´ve travelled to Canada. ( Viajei para o Canadá . ) – present perfect

Qual a diferença visível entre as duas frases?A primeira me diz quando o fato aconteceu. Ela mostra que a ação está concluída em um determinado tempo no passado. Já segunda aconteceu, mas em nenhum momento da frase  é dito quando ocorreu.

Então, o simple past é usado para expressar idéias concluidas no passado e o present perfect para expressar idéias no passado, mas que estão com o tempo  em aberto, podendo ocorrer a qualquer tempo novamente.

I´ve  travelled to Canada  – Viajei para o Canadá e  posso viajar novamente, desde que eu esteja vivo.

I travelled to Canada last year – Viajei para o Canadá no ano passado e nunca mais vou poder viajar para o Canadá no ano passado.

O Present perfect  também quando  acompanha as seguintes palavras : ever, never, alredy, yet, just.

Have you ever been to Australia ? ( Você já esteve na Austrália ? )

I have alredy finished my homework . ( Já terminei minha lição de casa )

He has never given a woman flowers. ( Ele nunca deu flores a uma mulher . )

They haven´t written the report yet ( Eles não escreveram o relatório ainda )

We have just arrived! ( Acabamos de chegar ! )

Agora, o segredo mesmo é você saber que as regras existem e desde que você tenha entendido um pouco,( não decorado as tais regras loucamente ! ) tudo vai ficar mais fácil a medida em que você observar como esse tal present perfect é usado cotidianamente,aliás, ele é muito usado e que não é porque você acha difícil ,que vai simplesmente ignorar que ele existe. Muito pelo contrário, aí que você deve observar seriados,filmes,  letras de música, livros, outros blogs e  exercitar escrevendo, ou seja aplicando o uso e também repetindo falas, cantando as músicas, dessa forma, o present perfect vai passar a ser natural pra você também.

Agora, tem uma música do U2 que eu adooooro, e ela tem present perfect do começo ao final, então, já segue pra você o primeiro treino. Listen and sing along!

Espero que tenha gostado desse post!

Bye, see you, thanks so much!!

3 comments to A little grammar: Present perfect x simple past

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Add video comment